O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizou na quarta-feira (12) uma vistoria no Sambódromo, no Centro da cidade, para avaliar questões relacionadas à segurança contra incêndio e pânico.
As autoridades encontraram problemas nas documentações do local. Entre as pendências, está a ausência de anotações de responsabilidade técnica de instalações elétricas e estrutura. Esses pareceres devem ser dados por engenheiros e arquitetos.
A prefeitura ainda precisa disponibilizar notas fiscais e certificados de responsabilidade e garantia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, questões pontuais de sinalização e iluminação de emergência estão próximas da conclusão.
Um laudo técnico completo, com os detalhes da vistoria desta tarde, será entregue ao Tribunal de Justiça.
Vistoria da Prefeitura do Rio
Na tarde da terça-feira (11), a Prefeitura do Rio de Janeiro também realizou uma vistoria no local. O prefeito Marcelo Crivella esteve no Sambódromo acompanhando os técnicos do município.
A vistoria teve como objetivo verificar as obras feitas no Sambódromo para atender a exigências do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público.
Foram realizadas obras de recuperação estrutural, iluminação e elétrica.
No ano passado, o MP pediu a interdição do Sambódromo às vésperas do desfile das escolas de samba, já que não havia um laudo de segurança. Entretanto, as apresentações das escolas ocorreram normalmente.
Na ocasião, a Justiça deu 24h para os bombeiros reavaliarem as condições para o desfile e pediu que autoridades assinassem um termo de responsabilidade.