Profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) concluíram no domingo (16), o Curso de Busca e Resgate Urbano, realizado na Escola de Bombeiros de Santiago, no Chile. A equipe embarcou para o Chile no dia 9 de outubro para participar da atividade com duração de 60 horas.
Durante o curso, os bombeiros gaúchos puderam se capacitar através de treinamentos práticos, simulando situações de emergências diversas, conduzidos por bombeiros chilenos que compõem a equipe USAR (Urban Search and Rescue) de Santiago. Foram realizadas atividades diversas, como escoramentos, busca e resgate em espaços confinados, perfuração e arrombamento, buscas técnicas, levantamento e escoramento de estruturas pesadas, resgate em deslizamentos, resgate em altura, dentre outras atinentes ao tema.
O curso foi uma experiência marcante para os bombeiros gaúchos, que junto com os bombeiros do Uruguai, Panamá, Equador e Colômbia, além de bombeiros de outros estados brasileiros, tiveram a oportunidade de se especializarem em um país considerado referência mundial na atividade e Busca e Resgate Urbano.
Participaram da delegação os seguintes Bombeiros: Major Sallet do 4º BBM, Capitão Antunes da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), Capitão Gustavo do 6º BBM, Cap Teleoken do 11º BBM, Capitão Jaqueline do 4º BBM, Sargento Assis, Soldado Nunes e Soldado Felipe do 3º BBM.
Fonte, fotos e informações: Capitão Antunes, da Companhia Especial de Busca e Salvamento.