A ABERGS unida com as demais associações da BM mobilizaram bombeiros e policiais militares no dia 05 de julho de 2013 em Porto Alegre na manifestação em prol do Plano de Carreira Única, bem como pela verticalização salarial e a consequente melhora salarial de todos os servidores.  A manifestação ocorreu de forma pacífica com uma passeata nas ruas do centro de Poro Alegre até a Assembleia Legislativa para a última Audiência Pública a respeito do Plano de Carreira. A ABERGS também alertou quanto ao descaso dos governantes que deixam os serviços de bombeiro sempre em segundo plano e à necessidade da independência do Corpo de Bombeiros para se evitar as tragédias, tais como o da Boate Kiss, o do Taim e do Mercado Público de Porto Alegre. A população aplaudiu a todos e muitos se uniram ao movimento. Após a audiência pública os representantes entregaram as reinvidicações ao Governo do Estado, que dentro de 15 dias reunir-se-á com os representantes das associações para discutir a respeito do almejado pela maioria dos servidores da corporação. 

  A ABERGS através de seu Coordenador Geral, Ubirajara Ramos Pereira, apresentou o Plano de Carreira e suas peculiaridades aos bombeiros e aos policiais, que lotaram o Auditório Dante Barone, comprovando que o plano é possível, bastando apenas vontade política, pois o mesmo não fere os princípios constitucionais e jurídicos, bem como tem viabilidade financeira e não onera a previdência como o plano em vigência.

A ABERGS parabeniza a todos pela presença, porém adverte que a luta está apenas começando, pois devemos nos manter unidos e fortes para que os interesses de uma minoria egoísta não prevaleçam mais na instituição. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros devem ser formados de Oficiais e Praças motivados por um ótimo Plano de Carreira que atenda a todos de forma igualitária e democrática.