Quatro bombeiros e dois cães do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) de Uberaba estão em Alto Caparaó para dar apoio nas buscas por vítimas soterradas. A cidade, na Zona da Mata mineira, é uma das 101 em situação de emergência por causa das chuvas.

A equipe, formada pelo segundo-sargento Renato Vieira Maciel Júnior, soldado João Vitor Azevedo Alves, cabo Heitor Queiroz Fernandes, cabo Alécio Alves Santos e as cadelas Angel e Agnes, saiu de Uberaba na segunda-feira (27).

Segundo o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos, como os bombeiros e os cães estão preparados para atuar nesse tipo de ocorrência de busca e salvamento – assim como foi feito em Brumadinho –, eles podem ser enviados para outra região do estado se houver necessidade. Por isso, não há previsão de retorno para Uberaba.

"Nessas ocorrências mais distantes nós podemos apoiar. Nesse caso, a chance de vida é muito menor. Então, estamos buscando corpos. Existe a questão da dignidade de encontrar o corpo para que a família possa velar, receber o ente querido e seguir a vida adiante. O luto vazio é muita coisa terrível. Então, é uma questão de amor ao próximo resgatar a vitima de quem quer que seja e entregá-la à família", afirmou.

Passos ainda ressaltou que a atuação do bombeiro nesse tipo de ocorrência é importante porque assim se evita que pessoas não treinadas se aventurem em locais perigosos.

"Os locais onde existem deslizamentos de terra, soterramento e desabamento são instáveis, são potencialmente inseguros, e correm risco de ter deslizamento enquanto as pessoas estiverem ali, correndo o risco de mais pessoas morrerem", comentou o comandante.

 Mortes por causa da chuva em MG

O número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas subiu para 50, conforme o novo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual na manhã desta terça-feira (28). O levantamento aponta duas pessoas desaparecidas uma em Luisburgo e uma em Conselheiro Lafaiete. Segundo o órgão, há 28.043 estão desalojados e 4.101 estão desabrigados no estado.

Até o momento, 101 municípios decretaram situação de emergência e 65 pessoas ficaram feridas. O número de pessoas mortas aumentou em relação ao último boletim desta segunda-feira (27), que indicava 47 óbitos. Foram confirmadas duas mortes em Luisburgo e uma em Divinópolis.

Cidades em situação de emergência

O governo de Minas já decretou situação de emergência chegou em 101 cidades. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais na segunda.

A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais rápidas para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG.

Pontos de doação

Para ajudar os moradores de diversas regiões de Minas Gerais que tiveram prejuízos por causa das chuvas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) do Triângulo e Alto Paranaíba estão recebendo doações de materiais.

Na lista de doação consta itens como água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e roupa de cama. Veja abaixo o endereço de alguns dos batalhões da região, que estão recebendo os itens:

Uberlândia

 

  • 17º Batalhão da PM (Avenida Ubiratan Honório de Castro, nº 291, no Bairro Santa Mônica);
  • 32º Batalhão da PM (Rua Varginha, nº 387, no Bairro Daniel Fonseca);
  • 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros (Avenida Rondon Pacheco, nº 5715, no Bairro Brasil).

 

Uberaba

 

  • 4º Batalhão da PM (Praça Governador Magalhães Pinto, nº 530, no Bairro Fabrício);
  • 67º Batalhão da PM (Rua Florianópolis, nº 651, no Bairro Santa Marta);
  • Bases comunitárias e Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps).

 

Ituiutaba

 

  • 54º Batalhão da PM (Rua Vinte e Dois , nº 780, no Centro);
  • 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros (Avenida Dezenove, nº 228, no Centro).

 

Patos de Minas

 

  • 15º Batalhão da PM (Rua Aurelio Pereira Caixeta, nº 430, no Bairro Jardim Céu Azul);
  • 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros(Avenida Professor Aristides Memória, nº 319 , no Bairro Jardim Paulistano).

 

Patrocínio

 

  • 46º Batalhão da PM (Avenida Marciano Pires, nº 895, no Bairro Santo Antônio);
  • 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros (Rua Teodoro Gonçalves, nº 1348, no Bairro São Cristóvão).

 

Araxá

 

  • 37º Batalhão da PM (Avenuda Tenente Coronel Hermenegildo Magalhães, nº 100, no Jardim Atalaia).