O dia de trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) Manoel Messias de Oliveira Cabral e Sheila Ribeiro Cabral, de Poá, estava dentro da normalidade quando um pedido de socorro feito por um pai desesperado mudou a rotina dos servidores municipais. O apelo do poaense Marcos Alexandre Santos de Brito foi para salvar a sua filha de apenas 10 dias que estava engasgada.

"Eu recebi uma ligação da minha esposa, contando que nossa filha não estava respirando. Na hora um colega de trabalho me levou para Poá e quando chegamos perto da área central, o trânsito estava intenso. Encontrei dois GCMs e pedi que eles me ajudassem a chegar em casa, abrindo caminho no trânsito. Eles me ajudaram, cheguei rapidinho", contou Marcos.

Os GCMs foram até a casa localizada na rua Lídia da Silva, no bairro da Vila Perracine, quando encontraram Julia da Silva Brito que estava com a mãe Paola Thais Silva Brito. Apesar de estar recebendo atendimento via telefone do Corpo de Bombeiros, a mãe desesperada recebeu com alívio a presença dos GCMs que rapidamente realizaram os primeiros socorros e encaminharam pais e a bebê para o Hospital Municipal Guido Guida.

Segundo Marcos, o primeiro atendimento dos guardas municipais foi primordial para que a sua filha Julia hoje esteja bem. "O bombeiro estava ao telefone passando as instruções pra minha esposa, mas ela estava muito nervosa, emocionada. Os GCMs ajudaram a verrificar se nossa filha estava respirando, foram bem técnicos e atenciosos."

Após ser medicada na unidade de saúde e ficar em observação a criança foi liberada e já está na companhia dos pais. “Os primeiros socorros realizados pelos GCMs foram impecáveis e só tenho a agradecer pelo pronto atendimento dos servidores que foram até a minha residência e salvaram a minha filha”, declarou Marcos.

Para o GCM Cabral, que há nove anos está na corporação, é uma satisfação muito grande saber que a criança está bem. “Todos os dias nos deparamos com diversas situações negativas, no entanto ter a oportunidade de salvar uma criança nos revigora e nos motiva a continuar no caminho do bem”, declarou o guarda municipal que estava na companhia da parceria Sheila que também atua na GCM há nove anos.

Fonte:  Jamile Santana, G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Foto: Flavio Aquino/ Secom Poá