ma bebê de apenas dois meses foi salva pelos bombeiros e uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) após sofrer uma parada cardiorrespiratória depois de ser amamentada, nesta quarta-feira (13), em Itapetininga (SP).
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros Paulo Roberto Corrêa, uma equipe foi acionada através do 193 pela mãe da criança, que percebeu que ela estava ficando rocha depois de amamentar a filha.
Uma equipe foi até o local e a colocou na Unidade de Resgate para levá-la ao hospital. Porém, durante o trajeto, a bebê sofreu parada respiratória. Com isso, o sargento precisou fazer respiração boca a boca.
“O bombeiro que a atendeu deu orientações de reanimação por telefone. Fomos até lá e pegamos a criança para levar ao hospital. Porém, eu vi que parou tudo. Ela não estava respirando e nem estava com batimento cardíaco. Então, fiz a respiração boca a boca na hora, mas com cuidado e com o ar da bochecha por causa do tamanho do bebê”, explica.
Ainda segundo o sargento, após o procedimento a equipe encontrou com uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada para dar apoio e ajudou no procedimento de reanimação.
“Após ter feito o procedimento, encontramos com uma equipe do Samu. Logo já entregamos a criança para o médico e a equipe também ajudou a reanimar. Em seguida, a levaram para o hospital. Foi um ótimo trabalho de equipe dos bombeiros e Samu”, diz.
Ainda segundo o sargento, nesta quarta-feira ele completa 24 anos de corporação e poder ajudar a salvar a menina foi um presente.
“Foi lindo demais ver ela voltando. Uma benção de Deus. Eu fiquei muito feliz em poder ter ajudado ela e no dia em que completo 24 anos como policial”, ressalta.
Fonte: Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região