O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que desde o fim de novembro assumiu a missão de fiscalizar eventos noturnos para coibir aglomerações, já emitiu mais de 500 notificações e interditou 100 estabelecimentos por causa de lotação acima do permitido para o período da pandemia do novo coronavírus.
Desde o início da flexibilização das medidas de isolamento social, as festas e eventos aumentaram consideravelmente em todo Rio de Janeiro, principalmente nos fins de semana.
São eventos que reúnem centenas de pessoas, sem máscara, sem respeitar a lotação de 50% da capacidade, sem disponibilidade de álcool gel, sem respeitar as regras de distanciamento e proteção sanitária para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Desde a publicação da determinação para a fiscalização noturna em locais de reunião de público, em 25 de novembro, o Corpo de Bombeiros realizou 520 procedimentos administrativos, como emissão de notificações, auto de infrações e interdições, em todo o estado.
Neste período foram 110 interdições. O Corpo de Bombeiros conta com mais de 30 grupos de intervenção rápida.E pede a colaboração da população que pode e deve denunciar o descumprimento da lei e eventos que promovam aglomeração, como informou o porta-voz dos Bombeiros, tenente-coronel Lauro Botto.
"As pessoas podem e devem, em verificando que há aglomerações indevidas, que respeitem ou não a legislação, denunciem pelos canais já existentes: o 193 dos Bombeiros, o 190, da PM e o 2253-1177, do Disque Denúncia. A participação da população nesse momento, mais do que nunca, é crucial. Tanto para que se evitem as aglomerações e principalmente para que não as promovam. Essa é uma responsabilidade que deve ser compartilhada.", disse Botto.
Com relação à festa na Arena Paraíso, mostrada na segunda-feira (14), no Bom Dia Rio, o tenente-coronel Botto disse que o Corpo de Bombeiros recebeu a denúncia, foi até o local e notificou os produtores do evento.
"Estivemos na segunda-feira no local justamente para apurar a questão da legislação e se há o cumprimento das normas para o funcionamento daquele local. Os donos do local foram notificados. E caso, eventualmente venham a promover outro tipo de reunião de público naquele local podem vir a ser interditados", disse o porta-voz dos Bombeiros.