O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio (CBMERJ) encontrou, na manhã desta terça-feira (27), o corpo do tenente Ítalo J. P. dos Santos, de 30 anos.
Ele desapareceu na manhã de sexta-feira (23) no mar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, quando participava de um curso de especialização em salvamento marítimo.
Ítalo, que era lotado no 2º Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2º GMar), afundou na água durante o treinamento, na altura do posto 2, e não foi mais visto. Ele estava na corporação há oito anos.
Em nota, a corporação disse que se solidariza com a família e amigos e segue dando o suporte necessário por meio da Diretoria de Assistência Social.
O curso
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Curso de Salvamento Marítimo (CSMar), criado em 1983, conta com instrutores e monitores experientes.
Durante o CSMar, os alunos são acompanhados de perto por instrutores, que possuem à disposição motos aquáticas, pranchões, nadadeiras, rescue tube, botes, etc. Além dos equipamentos de resgate direto, a corporação mantém de sobreaviso ambulância e aeronave.