O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã desta segunda-feira (20), um grupo de oito pessoas – entre elas, duas crianças –, que estava perdido em um canavial, na zona rural de Uberaba, desde a noite de domingo (19).
De acordo com a corporação, família e amigos estava em uma região de ranchos na AMG-2595, antiga Avenida Filomena Cartafina, perto do Rio Grande. Na saída para a área urbana, eles se dividiram em dois carros e uma motocicleta, mas como estava escuro e sem sinal de GPS, se perderam uns dos outros.
Depois de cerca de duas horas, a motorista de um dos carros conseguiu sair do canavial e, ao chegar a um local com sinal de GPS e de telefonia, se orientou e ligou para bombeiros pedindo ajuda para encontrar os demais.
Segundo ela, o outro carro estava ocupado por seis pessoas, sendo uma mulher, de 51 anos; três jovens, dois de 23 anos e uma de 19; e dois meninos, de 2 e 6 anos de idade. Na motocicleta, estavam o condutor, de 21 anos, e a namorada dele, de 18.
Os bombeiros fizeram buscas durante toda a noite de domingo, mas sem sucesso. Na manhã desta segunda-feira, três equipes retornaram ao local e, após percorrerem a área com ajuda de drones e cães, encontraram o grupo parado e bastante assustado. Todos passam bem.
Orientações
Para famílias que forem fazer caminhadas em matas, por exemplo, os bombeiros dão algumas orientações que podem ajudar a prevenir apuros:
- leve água, algum alimento e remédios de uso contínuo e emergenciais;
- avise a terceiros o destino e previsão de horários;
- leve protetor solar, repelente de insetos;
- leve apito e o mapa da área, se possível;
- leve lanternas, mesmo que o passeio seja diurno;
- busque informações do local e da meteorologia;
- grave no celular os contatos de emergência como os primeiros da lista; lembre-se que as tecnologias digitais podem falhar, como os celulares ficarem sem bateria ou sem sinal de GPS.