Subiu para cinco o número de mortes em decorrência da forte chuva que atingiu Santa Maria de Itabira, na região Central do Estado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mais três corpos foram encontrados na madrugada desta segunda-feira (22).

As vítimas são duas mulheres e um homem, de idades ainda não divulgadas. A corporação informou, ainda, que um menino de 5 anos está desaparecido e que as buscas continuam. Outros dois corpos, de um homem de 39 anos e uma mulher, já tinham sido encontrados no domingo (21).

Socorro

O início do atendimento à cidade, na manhã desse domingo, apresentou dificuldades. Militares de Itabira, Ipatinga e de Belo Horizonte não conseguiam entrar no município, já que a MG-129, um dos acessos, foi bloqueada em pelo menos três pontos devido ao desmoronamento de barrancos.

Como alternativa, o helicóptero dos Bombeiros de Governador Valadares foi empenhado para transportar equipes até Santa Maria de Itabira e, por volta das 8h30, dois dos bloqueios foram liberados para a passagem dos agentes após o uso de retroescavadeiras.

Várias ocorrências foram registradas na cidade, entre inundações, desabamentos, salvamento de pessoa ilhada e corte de árvore em via pública, no Centro e nos bairros Lambari, Nova Santa Maria, Cidade Nova e Poção.

Ajuda humanitária

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) esteve na cidade. Durante a visita, afirmou que o prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD) "deverá decretar situação de calamidade pública, o que permitirá receber recursos do governo federal para recuperação de estruturas afetadas, com ruas e pontes", disse o governador. Pelas redes sociais, Zema prometeu que o Estado vai apoiar os municípios afetados pelas fortes chuvas.

"Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã de hoje, helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária com colchões e kits de higiene também já partiu rumo ao município", informou o chefe do Executivo estadual.

"Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda", completou Zema.