Um grupo de quatro trabalhadores rurais precisou ser resgatado, nesta terça-feira (3), após ficar ilhado por mais de 12 horas em uma propriedade de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis (vídeo acima). Segundo os bombeiros, a situação ocorreu por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana.

A equipe de resgate informou que as vítimas, três homens e uma mulher, estavam trabalhando na lavoura e não conseguiram retornar quando escureceu. Isso porque o nível do rio que corta a propriedade estava acima do normal, cobrindo a única ponte de acesso.

O resgate começou na manhã desta terça-feira, quando familiares acionaram os bombeiros, e terminou por volta das 16h. Os trabalhadores estavam hidratados, sem sinais de hipotermia e alimentados, já que levaram comida para a propriedade, que fica na localidade de Vargem do Braço.

"Este é um resgate que exige muitos cuidados e bastante técnica, por conta dos riscos envolvidos, sobretudo pela forte correnteza no local. Em todo momento da operação, a segurança da equipe e das vítimas é avaliada. As margens do rio possuíam vegetação densa, o que dificultou um pouco o acesso", informou o tenente Gustavo Roesner.

Um bote inflável e um cabo guia, fixado de uma margem a outra do rio, foram usados para o atendimento.

Chuva intensa em SC

A formação de um ciclone extratropical no oceano, a passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão devem provocar chuva volumosa em Santa Catarina até quinta-feira (5), alertou a Defesa Civil.

Durante o período, pode chover mais do que o equivalente a todo o esperado para o mês de maio em quatro dias. Há risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações, principalmente nas regiões Sul e Grande Florianópolis.