Para garantir a segurança de crianças e adolescentes nas escolas mineiras, o Corpo de Bombeiros Milita de Minas Gerais promove um curso de capacitação em primeiros socorros para profissionais dessas instituições. O Salvar Kids, promovido pela Fundação Salvar (composta por voluntários da corporação), ensina técnicas de prevenção de acidentes e salvamento, como explica o comandante geral dos bombeiros, Coronel Erlon Dias.

"A ideia é que a gente faça a formação de funcionários e professores dos colégios Tiradentes da região metropolitana para prestarem o primeiro atendimento a recém-nascidos, crianças e adolescentes. Depois, pretendemos ampliar para outras regiões e instituições", pontua.

O curso, que começou nesta segunda-feira (19 de junho), aborda temas como desobstrução de vias aéreas, primeira resposta em paradas respiratórias, cardiorrespiratórias, tratamento de queimaduras, intoxicações, fraturas, entre outros.

Para o deputado federal Pedro Aihara (Patriota), esses conhecimentos podem reduzir a taxa de mortalidade e sequelas graves provocadas por acidentes.

"Os óbitos de crianças e adolescentes relacionados à acidentes e traumas estão entre as dez principais causas de mortalidade desse público, então, em cursos como esses a gente vai atuar diretamente nas principais causas que mais matam crianças e adolescentes. Pois, um pai, uma mãe ou responsável, quando manda um aluno pra escola, ele espera que fique tudo bem, porém, hoje muitos dos profissionais que atuam nas escolas não sabem como agir e isso faz a diferença entre a vida e morte de uma criança" diz o parlamentar.

Quase mil pessoas formadas em 2022

No ano de 2022, foram formadas 960 pessoas no curso Salvar Kids no território mineiro, sendo 120 participantes em Belo Horizonte e 840 nos municípios do interior de Minas Gerais.

Em 2023, a Fundação Salvar busca aumentar o número de pessoas capacitadas, ampliando a cultura da prevenção e o conhecimento das técnicas para primeira resposta em atendimento pré-hospitalar, principalmente no ambiente escolar, proporcionando maior segurança à comunidade escolar mineira.

Também presente na aula inaugural do curso, o Secretário Municipal de Educação de Belo Horizonte, Charles Diniz, afirmou que ações do tipo ampliam os braços do Corpo de Bombeiros.

"Apesar desse curso ser voltado para atendimento de primeiros socorros, o assunto segurança nunca deixará de ser debatido. São ações que não param nunca. A Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão sempre atuando de forma ampla para cobertura da segurança nas escolas", disse.