Duas crianças de seis e oito anos foram socorridas na Praia do Croá, em Aliança do Tocantins, após começarem a se afogar. Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos meninos estava submerso quando foi avistado pelo socorrista.

Neste último final de semana pelo menos três pessoas morreram afogadas em praias e balneários do estado. No acumulado do ano são 38 vítimas entre janeiro e julho. Uma mulher também foi resgatada pelos bombeiros enquanto se afogava no meio do rio Tocantins.

O caso das crianças foi registrado no domingo (24), mas as informações só foram divulgadas nesta quarta-feira (27).

Os dois meninos estavam dentro do rio em frente ao posto de comando dos bombeiros, em um local onde existe um trecho de maior profundidade. Um salva-vidas percebeu que os dois começaram a perder as forças e foi ao resgate.

Eles estavam sem supervisão e após o resgate os bombeiros ainda tiveram que procurar pelo responsável. O tio que estava com os meninos não portava documentos e não sabia dar mais detalhes sobre os sobrinhos.

Cuidado com crianças

Segundo os Bombeiros, pelo menos 12 mil pessoas passaram pela praia do Croá, no sul do estado, entre sexta-feira (22) e domingo (24). O local recebeu a avaliação de risco com nível quatro, em uma escala de cinco. Com maior perigo é preciso ter mais atenção, principalmente com as crianças.

Um dos guarda-vidas informou que no momento do incidente havia pelo menos 50 crianças na área de banho.

"É preciso manter a atenção 100% nas crianças, estar sempre a distância máxima de um braço, pois caso ela venha a submergir, o adulto irá retirá-la rapidamente, antes que ela aspire água", aconselha o major Antônio Luiz Soares da Silva, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Para as crianças maiores a recomendação é vestir colete salva-vidas, mantendo a atenção e evitando que fiquem com a água acima da altura do umbigo.

"Sempre que um grupo se deslocar para um ambiente aquático com crianças, deve haver um adulto, exclusivamente, responsável para cuidar delas, sem se distrair com celulares ou conversações. Em frações de segundos uma criança pode se afogar e perder sua vida".

Avaliações de risco

A Praia do Croá fica numa das margens do Rio Tocantins. O local tem correnteza, locais profundos com histórico de ataque de arraias. Após a emissão do relatório de risco pelos Bombeiros, o município adotou medidas de segurança, demarcando a área de banho e disponibilizando guarda-vidas civis, entre outras.

O local também conta com dois guarda-vidas militares e de acordo com os bombeiros, as diretrizes da norma técnica que regulamenta a segurança contra afogamento foram cumpridas, tornando-a uma praia mais segura.