O Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir, na madrugada da quinta-feira (15), incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Segundo a corporação, dois militares continuam no local monitorando a região por 24 horas para garantir que não haverá novos focos.

“O fogo foi extinto, mas o trabalho continua. Estamos monitorando e fazendo o rescaldo pelo menos até amanhã para que não haja nova ignição”, explicou o tenente Paulo Santos.

O incêndio começou na segunda-feira (12) e chegou muito perto de algumas casas em São João D’Alinça, no nordeste de Goiás. No combate às chamas, os bombeiros conseguiram evitar danos à região.

Segundo o tenente, a Defesa Civil Estadual contabilizou que 315 hectares de vegetação foram queimados no incêndio.

O Corpo de Bombeiros atuou no combate juntamente com brigadistas da Rede Contra Fogo, Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac) e Brigada de São Jorge.

Também de acordo com o tenente, o fogo queimou parte da vegetação da macrorregião da Chapada dos Veadeiros, mas que o incêndio foi a quilômetros do Parque Nacional.

O G1 questionou a administração do local para saber se a reserva foi afetada de alguma forma e aguarda retorno.

Paulo Santos detalhou que não é possível dizer exatamente como o incêndio começou, mas que teve ter sido uma consequência de uma ação humana.

"Os incêndios naturais são causados por raios e como não havia nuvem no céu, é extremamente improvável que tenha sido causado por um raio. Logo, a causa provavelmente foi humana, agora não tem como saber se é ou não criminosa, pode ter sido um acidente ou algo não intencional", disse.