O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, realizou Curso de Instrutores em Operações de Incêndio (CIOI). A instrução teve duração de três semanas, entre 18/10 e 05/11 de 2021 e formou 20 novos instrutores de diversas localidades do estado.
Em Bento Gonçalves, ocorreram as duas primeiras semanas de curso, onde os alunos instrutores participaram de oficinas teóricas e práticas de combate a incêndio, além de participarem de instruções de didática para melhorar sua transmissão de conteúdo.
Na terceira semana o curso foi realizado em Erechim e os alunos instrutores ministraram instruções práticas para mais 80 bombeiros(as), qualificando-os como operadores em incêndio ofensivo.
O curso é desenvolvido dentro do padrão das corporações de Bombeiros Militar em nível Nacional, para que os formandos sejam multiplicadores em cursos de formação, habilitação e treinamentos, incluindo treinamento prático de combate a incêndio em simuladores com Exercício de Fogo Real (EFR), visando oferecer aos integrantes do CBMRS treinamento que prepare adequadamente para reconhecer os fenômenos envolvidos em um incêndio em compartimento e a forma correta da aplicação das técnicas.
Diversos municípios
Além de integrantes do 7º BBM, que engloba os municípios de Erechim, Getúlio Vargas, Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Guaporé, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Soledade e Nonoai, participaram do curso bombeiros militares do 2º BBM, das cidades de São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquari e Taquara.
Exercícios
Os exercícios submetem os participantes a condições extremas, similares a incêndios, inclusive em locais confinados, onde a temperatura atinge mais de 600 graus, e aprimora técnicas de busca a vítimas em situação de incêndios em ambiente de fumaça e calor intenso. Ainda, são treinadas técnicas de extinção de incêndios de forma precisa e com redução de danos e, ainda, utilização racional de água.