Com foco na conscientização de barqueiros, em especial os que fazem transporte coletivo e de estudantes, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, iniciou nesta quinta-feira (27) a campanha "Amigo dos Ribeirinhos".

De acordo com o comandante da corporação na cidade, capitão Rômulo Barros, a intenção é salvar vidas. "Tivemos seis mortes por afogamento nos três primeiros meses do ano. Nossa intenção é diminuir esse índice altíssimo", salienta.

Além de palestras sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, os bombeiros devem fazer inserções na mídia local com dicas de segurança.

"Sabemos que a conscientização leva algum tempo, mas com o apoio de alguns empresários, Marinha e outras instituições estamos empenhados em buscar um entendimento de que a campanha visa salvar vidas", explica Barros.

O pescador aposentado José Ferreira, de 74 anos, passou a trabalhar foi um dos que aprovou a medida. "Hoje [quinta, 27] após a reunião, um passageiro não quis colocar o colete. Disse que se ele não colocasse não sairia do porto com ele. Agora vai ser assim. Se não colocar o colete fica na beira do rio e não embarca na minha canoa", enfatiza.

Outro que também pretende seguir as orientações é o barqueiro Moisés Rodrigues da Silva, de 72 anos. "Isso mostra que a Marinha e os Bombeiros estão preocupados com a segurança de todos nós. Tenho meus coletes e exijo que meus passageiros usem. Vou seguir a ordem e quem não quiser usar o colete, não vai mais andar em minha embarcação", disse.

A campanha se extenderá pelos cinco municípios da região. Estão previstas, entre os dias 2 e 6 de maio, palestras para barqueiros dos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Fonte: Adelcimar Carvalho, G1 AC, Cruzeiro do Sul