O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil isolaram, nesta terça-feira (2), pouco mais de 8 mil metros quadrados do bairro Porto dos Padres, em Paranaguá, no litoral do Paraná, onde bueiros explodiram na segunda-feira (1º). Moradores tiveram que sair das casas depois das explosões, que provocaram focos de incêndio até por fora da tubulação.

Segundo as equipes, haverá uma limpeza na tubulação para evitar novas explosões - que foram descartadas neste momento.

Moradores fora de casa

Na segunda-feira, quando as explosões aconteceram, apenas algumas quadras foram isoladas. Para o trabalho de limpeza, uma área maior precisou ser bloqueada, mas, apenas, para garantir a segurança dos moradores.

Inicialmente, 38 pessoas foram retiradas de suas casas, em 12 imóveis. Como agora mais gente precisou sair, esse número aumentou, mas ainda não se sabe ao certo quantas pessoas foram afetadas diretamente. Todos foram para a casa de familiares.

No momento, não há mais perigo, conforme a avaliação das equipes do Corpo de Bombeiros. Ainda não há um prazo definido para que as pessoas voltem às suas casas.

IAT vai investigar explosões no esgoto

Instituto Água e Terra (IAT) informou que vai investigar o que provocou as explosões. Conforme nota, no momento, ainda não se sabe a causa.

De acordo com o instituto, a água foi coletada para análise. A intenção é saber qual produto foi derramado na tubulação e até, possivelmente, identificar de onde possa ter vindo. O prazo é de, aproximadamente, 30 dias para a conclusão das investigações.

Prefeitura de Paranaguá informou que acompanha situação. A Secretaria Municipal de Obras destacou que busca identificar o local de origem das explosões e que deve realizar a manutenção da rede com o objetivo de amenizar os transtornos à população.