O verão carioca, com suas altas temperaturas, continua atraindo muitos banhistas para as praias mesmo em meio à pandemia de Covid-19. Desde o início da Operação Verão, em 21 de dezembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros já realizou mais de 600 salvamentos marítimos na orla carioca.
Os bombeiros investiram R$ 2,7 milhões da Taxa de Incêndio em equipamentos para a operação, com o objetivo de evitar mais acidentes. Foram adquiridas pela corporação 20 motos aquáticas, além de um helicóptero.
Segundo o Coronel Fernando Melo, totens explicativos e bandeiras de sinalização também foram instalados em toda a orla para alertar os banhistas para os riscos de afogamentos.
O número de salvamentos nas praias cariocas é alto. Em 2020, foram 10.229 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado do Rio, uma média de 28 afogamentos por dia. Apesar de ser um pouco menor em comparação com o ano de 2019, quando foram registrados 11.934 salvamentos, o número ainda é considerado alto, levando em conta o fechamento das praias por causa da pandemia.
Confira abaixo algumas recomendações dos bombeiros:
- Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;
- Respeitar a sinalização:
- Perguntar ao guarda-vidas qual o melhor local para entrar no mar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar;
- Evitar entrar na água logo após se alimentar;
- Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes se adaptar à temperatura da água;
- Não desviar a atenção das crianças e identificá-las com nome e telefone para contato;
- Evitar locais de surfistas para prevenir acidentes com pranchas.