O Corpo de Bombeiros controlou, na terça-feira (11), uma queimada depois de três dias de combate às chamas em uma área de vegetação na Fazenda Ipueiras, na área rural da cidade de Santa Quitéria, na região Norte do Estado. Não houve registro de feridos.
De acordo com o tenente-coronel Souza Júnior, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militares, as chamas foram controladas por volta das 16 horas. Segundo Souza, o fogo destruiu mais de 10 hectares e foi necessário a utilização de duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Foram utilizados aproximadamente 100 mil litros de água no combate ao incêndio. A água foi retirada do Açude Bazil.
“Por volta das 16 horas não tinha mais nenhum foco. Para o total êxito da operação, foi necessária a utilização da aeronave Fênix 8 e Fênix 9, da Ciopaer, fora, os bombeiros do quartel dos municípios de Crateús e de Canindé totalizando um efetivo de 20 bombeiros e também com ajuda dos agricultores da região. A aeronave utilizou aproximadamente 100 mil litros de água no combate ao incêndio”, afirmou o tenente-coronel.
O primeiro foco de incêndio na área surgiu no fim da tarde da última sexta-feira (7), no quilômetro 10 da CE-176, sentido Sobral. Os trabalhos para controlar o fogo retomaram na manhã de segunda-feira (10). As chamas tinham pequenas proporções e as condições como vento forte, alta temperatura e baixa umidade ajudaram para o surgimento de novos focos de incêndio.
Incêndios em Iguatu e Ipueiras
Focos de incêndio também foram registrados nos municípios de Iguatu e Ipueiras neste fim de semana. Em Iguatu, na Região Centro-Sul, o fogo atingiu uma área de cerca de 80 hectares neste domingo (9), no Distrito de Alencar. Segundo o tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, do 4º Batalhão, este foi o maior registro dos últimos dias. Os bombeiros debelaram as chamas com apoio da população.
“Segundo os moradores, há duas possíveis causas. Alguns dizem que uma senhora ateou fogo no lixo da própria casa e perdeu o controle. Outros já afirmam que foi em razão de um curto-circuito em um dos fios próximo à plantação”, afirmou.
Já em Ipueiras, cidade localizada a uma hora e meia de Santa Quitéria, a ocorrência de incêndio também atingiu áreas de vegetação. O fogo começou em uma localização conhecida como Morro da antena, no bairro São José, entre a noite deste sábado (8) e a madrugada deste domingo (9).
Situação de emergência ambiental
Neste ano, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental para combate aos incêndios florestais. Esta é a primeira vez na história do Ceará que um decreto como esse é decretado no estado. Geralmente, a medida ocorre para outras adversidades, como escassez hídrica ou inundações. A medida está publicada no Diário Oficial e fica válida até janeiro de 2021.
Com a decisão, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) pode contratar brigadistas ambientais para atuação nas 28 unidades de conservação estaduais. As previsões de períodos mais críticos se dão, normalmente, através de portarias do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ou decretos federais.
Neste cenário, o decreto estadual potencializa ações estabelecidas em 16 de julho, em nível federal, em determinação que proíbe o uso do fogo em áreas rurais por um período de 120 dias. Em 2019, o decreto havia sido publicado no fim de agosto com duração de 60 dias. Neste ano, a medida foi decretada em julho, com o dobro do tempo.