Na tarde da quinta-feira (11), o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal auxiliou na transferência de 30 pacientes com Covid-19 para o hospital de campanha, instalado no Estádio Nacional Mané Garrincha. Eles saíram do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento da doença, com o objetivo de liberar leitos na unidade.

Segundo os bombeiros, todos os pacientes transferidos são "de menor gravidade". O objetivo é manter no Hran aqueles "que apresentem quadro clínico de maior complexidade". 

Para levar os infectados, a corporação mobilizou nove ambulâncias preparadas para o transporte de pacientes. As transferências ocorreram em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leitos

Até o início da tarde desta quinta, o Hran tinha 19 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que representam 99% do total de 20 vagas na unidade.

Em toda a rede pública de saúde, dos 375 leitos de UTI reservados para casos de coronavírus, 203 estavam ocupados, ou seja, 54%.

Já na rede particular, o total de leitos ocupados já chega a 81%. São 172 pacientes entre 214 vagas reservadas para casos de Covid-19.