Desativada há mais de um ano, a ambulância do Grupo de Atendimento a Emergências (GAE) de Santa Cruz do Sul – carinhosamente chamado de Anjos em Ação – vai voltar a operar. A expectativa do Corpo de Bombeiros é de que o serviço de resgate esteja disponível até o fim do mês. Por enquanto, segundo o comandante regional, tenente-coronel César Eduardo Bonfanti, o efetivo do batalhão local passa por treinamento e o veículo está sendo reequipado. “Estamos adquirindo materiais, principalmente de primeiros socorros e outros que já estavam defasados por causa do tempo que ficaram sem utilização”, comenta.
De acordo com Bonfanti, assim que entrar em ação, a ambulância se encarregará das mesmas ocorrências que vinha atendendo antes da interrupção. Dentre elas, acidentes com feridos e resgate de pessoas caídas ou feridas. Ainda segundo ele, transferências de pacientes hospitalizados seguirão sendo realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em determinadas ocasiões, os resgates também ocorrerão em parceria com o Samu.
Os Anjos em Ação atenderão tanto em vias urbanas quanto em rodovias próximas. Na zona rural, o Samu fará os resgates. “Sempre que formos acionados pelo 193, vamos orientar quem será o responsável pelo atendimento”, diz Bonfanti. O comandante conta que, diferente do antigo período de atuação, no novo não haverá uma equipe específica para a ambulância. Ele reforça que todos os bombeiros recebem formação para esse tipo de atendimento. Conforme Bonfanti, são necessários dois bombeiros para um resgate de emergência.
O serviço do GAE foi desativado em maio do ano passado em razão do corte de 25% das horas extras, as quais mantinham o número mínimo de bombeiros por turno. De acordo com Bonfanti, na época foi preciso escolher entre manter o quartel no Distrito Industrial ou o serviço de resgate. “Como já tinha resgate pelo Samu e o combate a incêndios só é realizado pelos bombeiros, preferimos manter o quartel”, conta. Quando parou de operar, a ambulância dos Anjos atendia, em média, três chamadas por dia. O serviço foi criado em 1993.
Fonte: Gazeta Online / MARIA HELENA LERSCH