Um homem de 41 anos está desaparecido após o barco em que estava virar no final da tarde de sábado (10) na Lagoa dos Gateados, em Palmares do Sul, no Litoral Norte. Um segundo tripulante da embarcação conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda.
Segundo o tenente Cristian Silveira Pujol, comandante do Corpo de Bombeiros de Cidreira, o acidente ocorreu por volta das 18h. A dupla teria tentado desvirar o barco até desistir por conta do peso. O barco, de pequeno porte e de alumínio, foi encontrado pelas equipes de resgate neste domingo (10).
Os nomes dos dois homens não foram divulgados. O tripulante resgatado é natural de Sapiranga e relatou ter nadado cerca de quatro horas. Ele se abrigou em uma casa abandonada durante a noite, mas como o local é isolado e não possui rede de telefonia, foi somente na manhã de domingo que conseguiu pedir ajuda a pescadores locais, que acionaram a Brigada Militar (BM). O homem estava em estado de choque, apresentava dores no tórax e foi encaminhado ao atendimento médico em uma unidade de saúde de Palmares do Sul.
— Assim que fomos acionados hoje, uma equipe se deslocou e iniciou as buscas. Estamos com três bombeiros militares de Cidreira no local, um caminhão, uma camionete 4x4 e uma moto-aquática — explica Pujol.
A Lagoa dos Gateados é de difícil acesso, não tem sinal de internet e a comunicação com as equipes de salvamento tem sido por um telefone via satélite. Foi solicitado o apoio de mergulhadores da Companhia Especial de Busca e Salvamento de Porto Alegre (CEBS) para reforçar as buscas. Também foi solicitado apoio aéreo à BM.
— Estamos trabalhando com a hipótese de um desaparecido em meio aquático, mas pode ser que ele esteja em uma outra margem desta lagoa, que é gigante, de forma que não se tem um visual da outra ponta. Estamos trabalhando nisso. O CBMRS permanecerá no local até a pessoa ser encontrada, as buscas não cessarão — afirma Pujol.