Prestes a comemorar mais um Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho, a Corporação promove uma série de atividades que retratam o cotidiano destes militares, em uma programação voltada à comunidade. É a Semana da Prevenção, que demonstra ações no propósito de evitar ocorrências como incêndios e acidentes, por exemplo.
Na tarde desta terça-feira, os Bombeiros de Porto Alegre foram até a Estação Mercado da Trensurb, no Centro Histórico, para expor equipamentos utilizados em operações de busca e salvamento. Quatro militares especialistas em mergulho e dois adestradores mostraram um pouco do seu dia a dia aos usuários do metrô. Segundo o tenente Rafael Vieira, é uma forma de aproximar ainda mais os bombeiros da sociedade. Roupas e máscaras de mergulho, capacetes e cilindros de oxigênios chamavam a atenção das pessoas que passavam a catraca na estação. O soldado Mauro Cezar Batista, 15 anos de experiência, era um dos especialistas presentes na ação. “As operações mais difíceis são as que envolvem crianças”, relembra.
Mas foi uma esguia cachorra da raça galgo espanhol de cor escura que se destacou na exposição dos Bombeiros: a Faísca, de dois anos, que veio de Rivera, no Uruguai, para auxiliar em ações de busca, ao lado do soldado Leandro Nunes. “Está conosco há 90 dias e é especialista em atendimentos a pessoas especiais, idosas e acamadas, além de atuar em localizações por odor de pessoas vivas”, explicou o militar. A “bombeira de quatro patas” fez sucesso, principalmente, com as crianças que passavam pela exposição e pediam para fazer fotos com ela.
30 de junho (sexta-feira)
14h às 18h
Escola João Paulo I JPSu, Tv. Pedra Redonda, 400 – Ipanema
Cinoterapia (atividades com cães)
1º de julho (sábado)
14h às 18h
Cais Embarcadero - Av. Mauá, 1050 - Armazém A7 - Centro Histórico
Exposição de materiais busca e salvamento
Imagem: Mauro Schaefer