Um cachorro foi resgatado de dentro de um bueiro por bombeiros voluntários de Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na tarde deste sábado (29). O animal estava preso em um encanamento a cerca de 15 centímetros de profundidade e coberto por concreto.
De acordo com Daniel Schalemberger, coordenador do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Pinhal, o pedido de resgate foi feito por uma mulher que passou pelo local e ouviu o choro do cachorro, que já estava apenas com parte da cabeça para fora. O encanamento faz parte do sistema de escoamento de um comércio na região.
"Ele estava bastante assustado, mas muito dócil, quase como que nos pedindo ajuda. Não conseguimos saber há quanto tempo ele estava preso ali", explica Schalemberger, que comandou a ação.
Para resgatar o animal, os bombeiros precisaram quebrar um cano e o concreto que cobre o bueiro, em uma ação que durou cerca de uma hora. O cachorro foi retirado com uma lesão no olho, possivelmente já com alguma infecção, e foi encaminhado para o serviço veterinário da região, onde recebe cuidados.