Abrindo as comemorações pelos 100 anos do quartel de Niterói (3º GBM), o Corpo de Bombeiros do Rio realizou, um simulado operacional na Ponte Rio-Niterói. O exercício, que teve o apoio da concessionária Ecoponte, encenou o socorro a múltiplas vítimas de um acidente de trânsito, incluindo o resgate de um motorista projetado no mar.
– O simulado é uma oportunidade de treinamento para situações reais. O objetivo é integrar as equipes e preparar a tropa para este tipo de ocorrência – disse o tenente-coronel Grigorovski, comandante do 3º GBM.
O treinamento envolveu mais de 50 profissionais. Participaram também da atividade o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE), a Coordenadoria de Veículos Aéreos Não Tripulados (Covant); o 1º Grupamento Marítimo (1º GMar); o Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (Cepap) da corporação; a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defesa Civil de Niterói e a Ecoponte.
O quartel de Niterói é um dos mais antigos do Estado: foi inaugurado em 24 de agosto de 1917. Atualmente, também coordena as ações dos destacamentos de Charitas, Itaipu e Maricá.
Programação do mês
No dia 20, a orla da Praia das Flechas receberá a Corrida e Caminhada 100 Anos Bombeiros Niterói. A inscrição para a prova, que é aberta a todo o público, poderá ser feita por meio do site da Fundação de Apoio ao Bombeiro. Bombeiros militares têm desconto na compra do kit. O percurso será de cinco quilômetros.
No dia do aniversário, 24, o quartel de Niterói abre as portas para autoridades, ex-comandantes e militares. A solenidade vai apresentar a história da unidade, por meio de fotos, filmagens e depoimentos, com destaque para as ocorrências mais relevantes desde 1917.
No dia 25, a Banda Sinfônica se apresenta no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Além disso, o acervo histórico da unidade e materiais operacionais estarão em exposição no Plaza Shopping até o dia 25.
De 29 a 31, será realizado um Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico, no Centro Universitário LaSalle.
Fonte: Correio do Brasil