O comando da Operação Pantanal 2022, que nesta segunda-feira (31) completou 157 dias, foi trocado nessa tarde. Nesse novo ciclo, o Sistema de Comando de Incientes (SCI) passa a ser comandado pelo Major Fábio, em substituição ao Major Domingos.
No dia 27 de outubro, chegaram a Corumbá 33 militares que compõe a primeira etapa do nono ciclo da Fase Resposta da Temporada de Incêndio Florestal – TIF. Os militares deslocaram das mais diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) para substituir aqueles que estavam nos últimos 15 dias na organização da operação, no controle de focos de calor e empenho no combate direto.
Após apresentação do trabalho que vem sendo realizado pelo SCI, no que se refere à rotina do quartel e das funções que cada um foi designado, os bombeiros receberam instruções sobre maneabilidade de equipamentos e ficaram de prontidão em seus respectivos alojamentos, sendo realizado ao final do dia, práticas desportivas que mantém todos preparados para qualquer tipo de demanda operacional.
O CBMMS destaca que está empenhando com máxima eficiência, os recursos disponíveis com o objetivo de evitar a ocorrência de novos focos de calor, mediante atividades de prevenção e conscientização da população, e também por meio do emprego imediato do efetivo de 72 bombeiros militares especialmente preparados para imediata intervenção em toda região do bioma Pantanal.
Com investimentos dos Governos Federal e Estadual e com o auxílio de entidades parceiras, a Operação Pantanal tem tido sucesso no controle da propagação das chamas, preservando o Pantanal sul-mato-grossense, bioma que contribui com a estabilização do clima e com a conservação do solo, além de prover os serviços ambientais indispensáveis para a produção de alimentos e à sociedade em geral.
* Com informações dos Bombeiros