O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), em parceria com a Unimed Fortaleza, inaugurou na manhã desta quinta-feira (26), o primeiro lote dos novos postos de guarda-vidas na Praia do Futuro, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Durante a solenidade, foram inaugurados quatro novos postos. No total, serão entregues 11 novos postos. A iniciativa faz parte de um acordo público-privado firmado entre o CBMCE e a Unimed Fortaleza, que prevê a revitalização e ampliação de postos guarda-vidas na orla de Fortaleza.

O acordo, firmado em outubro deste ano, possibilitou a chegada desses novos equipamentos para a segurança pública, tornando-se um diferencial na qualidade do serviço prestado ao cidadão atendido pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. Outro resultado importante que surge como fruto da parceria é a chegada de novos equipamentos para o uso em ocorrências, como quadriciclos, motos aquáticas, kits de oxigenoterapia, radiocomunicação, além de viaturas 4×4.

O comandante geral do CBMCE, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comentou sobre a iniciativa. “O intuito dessa parceria é promover mais segurança e proteção aos banhistas que frequentam a Praia do Futuro. O grande vencedor de uma cooperação entre setores públicos e privados é a sociedade. A união entre as novas torres com os novos equipamentos colocará o Corpo de Bombeiros em uma função diferenciada. A Praia do Futuro é um cartão postal da nossa cidade, e essa região precisa ser resguardada. Com isso, o cearense e o turista que chega para nos visitar terão o melhor para se divertir com mais segurança e tranquilidade”, frisou o comandante geral.

O diretor comercial da Unimed Fortaleza, João Borges, falou sobre a importância da união entre os setores. Ele destacou que projetos como esses interagem diretamente com a missão, com os valores e com o posicionamento da Unimed Fortaleza, cujo centro de todas as suas ações é o bem-estar das pessoas. “Fazemos questão de apoiar essas iniciativas e de estar ao lado de instituições de respeito e com um trabalho social irretocável, como é o Corpo de Bombeiros”, destaca o gestor.

A entrega foi celebrada também por quem trabalha na região. Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF), comentou que uma maior atenção era necessário pelo volume de pessoas que frequentam o local e pelas características do mar. “Apesar da presença diária dos bombeiros na Praia do Futuro, a gente percebia no dia a dia que precisava de maior efetividade dos equipamentos para essa segurança”, afirma. Na estimativa da Associação, cerca de 100 mil banhistas passam por semana pela orla da região na baixa estação e 200 mil na alta estação.

Tendo como referência as torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida, litoral sul dos Estados Unidos, os Postos de Guarda-Vidas (PGVs) da Praia do Futuro foram pensados de forma a dialogar com a paisagem urbana da orla de Fortaleza. Com um design arrojado e estética moderna, os postos terão uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos banhistas e frequentadores da praia e uma visão mais ampla por parte dos profissionais do Corpo de Bombeiros.

A estrutura vai permitir um melhor monitoramento para os salva-vidas que atuam em uma das praias mais frequentadas de Fortaleza. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, dando uma melhor condição de trabalho e ajudando para uma resposta mais eficiente nos salvamentos. Um dos diferenciais dos novos postos é serem construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica, gerando baixo impacto ao meio ambiente.


Cronograma

A fase 1 do projeto contemplou a mobilização das equipes e abertura do canteiro de obra, bem como a montagem do primeiro lote de torres de guarda-vidas entregues nesta quinta-feira (26). As obras devem ser concluídas em 90 dias, com previsão de entrega do último posto no dia 3 de janeiro de 2021. Os prazos podem sofrer alterações devido a eventuais ajustes no projeto, bem como em decorrência da pandemia da Covid-19.