Uma força tarefa de combate ao vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, foi realizada no sábado (25), no Distrito Federal. Cerca de 500 militares do Corpo de Bombeiros irão reforçar as equipes da Vigilância Ambiental nas regiões do Guará, São Sebastião, Sobradinho, Fercal e Planaltina.

 

No ano passado, 62 pessoas morreram por causa da dengue no DF, segundo a Secretaria de Saúde. Ao todo, foram registrados 53, 9 mil casos suspeitos da doença e destes, 47, 3 mil foram considerados "casos prováveis".

A ação, neste sábado, além de inspecionar casas e terrenos, pretende sensibilizar os moradores para a importância de prevenir a reprodução do mosquito Aedes aegypti. "A população deve estar preparada para receber os militares e os agentes que estarão fazendo o trabalho de combate ao mosquito", explica a chefe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental de Planaltina Michele Peçanha.

"É preciso alertar que a dengue pode matar."

Treinamento

A Vigilância Ambiental treinou os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para as visitas domiciliares. De acordo com o órgão, eles estão preparados para "inspecionar, tratar os possíveis criadouros da dengue e orientar a população para eliminar o problema da procriação do mosquito".

Conforme o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Deusdete Vieira o objetivo dos militares é "colaborar na conscientização da população e combater a dengue no Distrito Federal".

Casos da doença

Em 2019, a Secretaria de Saúde recebeu 53.967 casos suspeitos de dengue. Destes, 47.393 foram considerados "casos prováveis", sendo 44.311 de pessoas residentes no DF. Já no ano de 2018, foram 3.932 casos suspeitos e 2.463 casos prováveis.

A maior parte dos doentes no ano passado são pessoas de 20 a 49 anos de idade - grupo que representa 49,4% dos casos. Veja o ranking:

 

  • 20 a 49 anos: 49,4%
  • Mais de 50 anos: 17,2%
  • 10 a 19 anos: 16,2%
  • 1 a 9 anos: 13,5%
  • Até um ano: 3,7%

 

Recomendações

Medidas simples podem ajudar a prevenir a dengue e manter a população segura: 

  1. Tampe os tonéis e a caixa d’água;
  2. Mantenha as calhas limpas;
  3. Deixe as garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  4. Mantenha as lixeiras bem tampadas;
  5. Deixe os ralos limpos e com tela;
  6. Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;
  7. Retire a água acumulada na área de serviço.