Após o temporal que atingiu Belo Horizonte e Região neste sábado (26), o Corpo de Bombeiros registrou em ocorrências de inundação, risco de desabamento e queda de galhos e árvores sobre carros, casas e vias públicas.

De acordo com um levantamento feito pela corporação (veja AQUI)desde às 9h deste sábado (26) até as 9h deste domingo (27), foram feitos, pelo menos, 100 registros envolvendo quedas de árvores.

No bairro Palmeiras, na Região Oeste de BH, uma árvore caiu e atingiu um poste, um carro e o portão de uma casa, na Avenida Senhora do Porto, altura do número 221. Os moradores da região ficaram sem energia elétrica.

No bairro Prado, também na Região Oeste da capital, a esquina das avenidas Francisco e Amazonas ficou completamente inundada.

Moradores da Região do Barreiro também enfrentaram alagamentos. Na Rua Sebastião Moreira, no bairro Tirol, a água invadiu casas e lojas.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a previsão é que a chuva continue. Há possibilidade de pancadas (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h desta segunda-feira (28).

A Defesa Civil recomenda: 

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

 

Veja o balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros: 

  • Ocorrências relacionadas a árvores (caídas em via pública, caídas sobre veículos, caídas sobre residências e vistoria em risco de queda): 103
  • Relacionadas a inundação: 9
  • Relacionadas a riscos de desabamento (incluindo vistorias): 8

 Como acionar serviço de poda e supressão?

A população pode acionar a Prefeitura de Belo Horizonte para realizar a supressão ou a poda de uma árvore, através do PBH APP ou o Portal de Serviços. Segundo a PBH, o morador receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda. A prefeitura não informou, no entanto, o prazo em que este serviço é realizado.

Em caso de risco iminente de queda, com ameaça de danos ou à vida de pessoas, deve ser acionado o Corpo de Bombeiros. A corporação também atua em apoio a órgãos federais, estaduais e municipais, com a devida autorização ambiental e em casos de árvores caídas que impeçam a mobilidade urbana.

Nos casos de interferência com as redes de eletricidade, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também precisa ser acionada, e o trabalho tem que ser feito em conjunto.