Três garotos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, em Campinas (SP), após serem encontrados na encosta de um córrego na região do Jardim Garcia na tarde desta terça-feira (12). Segundo o 2º sargento Renato Marques Soutello, os meninos de 9, 12 e 13 anos "pensavam que iam morrer" arrastados pela água e a ação mobilizou pelo menos 12 profissionais durante quase meia hora.
"Foi uma ocorrência arriscada. Pela dificuldade, um deles poderia ter sido levado antes de ser retirado com segurança", falou. Segundo ele, os jovens apresentavam sinais de hipotermia, escoriações e foram atendidos inicialmente pelo Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências no local, antes de serem levados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Padre Anchieta.
Os garotos faziam parte de um grupo de cinco jovens. Dois deles conseguiram sair do córrego e pediram ajuda para vizinhos. Um homem emprestou o celular, e o Corpo de Bombeiros foi acionado.
"A nossa preocupação era somente retirá-los, estavam na iminência de serem arrastados, era acessar de maneira segura e rápida para fazer o salvamento", falou ao mencionar que aplicou técnica de rapel para descer quase dez metros até o ponto de resgate, segundo estimativa dele. Para retirar os garotos, os bombeiros usaram uma cadeira de salvamento para retirar o mais velho, e cordas para outros dois.
Na versão das crianças, a queda ocorreu após uma ponte ceder com a forte chuva. Uma vizinha afirmou, no entanto, que a estrutura já está destruída há cerca de três anos. A prefeitura afirmou que a ponte fica em uma área particular e o proprietário deve fazer o reparo.
Para os bombeiros, as crianças podem ter usado raízes de árvores para descer e ter acesso à água. As identidades das crianças não foram confirmadas e o helicóptero da Polícia Militar também chegou a ser acionado durante ocorrência.
"Nosso sentimento é de missão cumprida [...] Depois disso, quando a adrenalina abaixou, eles se emocionaram bastante, choraram".