Um cachorro foi retirado do Arroio Sarandi, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (12). De acordo com o chamado feito aos bombeiros, o animal foi jogado na água por ocupantes de um carro.

Por volta das 9h o primeiro morador avistou o cachorro preto, de porte médio, dentro do arroio. Apesar da chuva forte e da correnteza, o nível já não estava tão alto e o animal não precisava nadar.

Por quase duas horas o cão percorreu diversas vezes um trajeto de cerca de 500 metros do arroio. De início, vários  moradores acompanharam e tentaram resgatá-lo, sem sucesso. 

O Corpo de Bombeiros chegou ao local e se juntou ao resgate. Uma bombeiro se pendurou no muro e quase conseguiu pegar o cão. Outro entrou na água mas foi driblado pelo animal.

Somente quando já estava cansado, perto das 11h, o cachorro se deitou em um banco de areia e se deixou ser capturado. Ele aparentava estar com bastante fome e sede, mas sem problemas de saúde mais graves.

Uma moradora forneceu uma coleira, um pote de ração e água. Outra, se prontificou a ficar com ele.

— Eu já tenho uma yorkshire pequenina e estava pensando em adotar outro. Agora apareceu esse, não tinha como não pegar — disse a empresária Luana Coelho, 38 anos.

Ela contou que a primeira coisa que irá fazer é dar um banho no cachorro. Depois, escolher um nome. Outros moradores da região também se prontificaram para ajudar com remédios, ração, vacinas e castração. Relataram também ser muito comum animais serem abandonados ou caírem no arroio.