O Corpo de Bombeiros encontrou, na manhã do domingo (2), o corpo de um jovem, de 20 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (1º), quando uma embarcação virou na barragem de Umari, no município de Upanema, Oeste potiguar.
A vítima foi identificada como João Carlos Pereira de Lima, que era morador de Baraúna, também no Oeste potiguar. Além dele, a embarcação transportava mais quatro pessoas que se salvaram durante o acidente.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mossoró foi acionado no sábado e preparou uma equipe de mergulho para a busca. Durante todo o dia, os bombeiros da região usaram uma embarcação e procuraram pelo jovem desaparecido. Porém, foi na manhã de domingo que o corpo foi encontrado perto de uma parede às margens da barragem.
De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), as chuvas acima do normal no interior do Rio Grande do Norte durante todo o mês de julho permitiram que os reservatórios do estado atingissem a marca de mais de 55% de volume no final de julho. A barragem de Umari, por exemplo, tem capacidade para 292.813.650 m³ e está reservando 262.344.229 m³ - 89,59% do volume máximo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a subida do nível das águas exige cuidados para moradores, pescadores e banhistas. Para evitar acidentes com embarcações, a corporação orienta que a população evite trafegar com botes durante o período de cheias.
Além disso, não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante a viagem. Caso a travessia seja necessária, as pessoas devem usar colete salva-vidas.