O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal resgatou 13 moradores da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, que estavam ilhados na região na noite de sábado (20). As casas foram alagadas após o Córrego Riacho Fundo transbordar com as fortes chuvas deste fim de semana. Ninguém se feriu.

A corporação foi acionada por volta das 19h e mobilizou 27 militares para a região. As residências inundadas ficam às margens do córrego. As pessoas resgatadas foram acolhidas por vizinhos que não foram atingidos.

Ainda de acordo com os bombeiros, há três casas próximas do córrego e apenas uma delas não foi atingida pelas águas. Os militares afirmam que não foi necessário encaminhar vítimas ao hospital.

No grupo de resgatados estavam oito adultos e cinco crianças. Entre eles havia uma idosa que estava em uma maca e usava bolsa de colostomia. A equipe afirma que atendeu a mulher com atenção especial, mobilizando avaliação por uma equipe dos bombeiros.

Enxurradas

A chuva forte que caiu na tarde deste sábado causou estragos em outros pontos do Distrito Federal, pelo segundo dia consecutivo. A água provocou enxurradas, invadiu casas e alagou ruas. As regiões de Taguatinga , Vicente Pires (veja vídeo abaixo), Guará e Águas Claras estão entre as mais afetadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fevereiro de 2021 já é o mais chuvoso dos últimos 17 anos. Até a manhã de sábado, o nível da água chegava a 400,2 milímetros. O total é maior que o dobro da média para o mês, que é de 183 milímetros.

O Corpo de Bombeiros atuou em diversas ocorrências de alagamentos e três de desabamento. Na QSC 19 do Setor Primavera, em Taguatinga, a água se misturou com a terra e provocou uma enxurrada de lama.

De acordo com a corporação, parte de um terreno cedeu durante o temporal e derrubou o muro de contenção de uma obra, na quadra 215 Norte. A Defesa Civil foi acionada para o local.

Já na chácara 23 da Avenida Sucupira, no Riacho Fundo I, paredes de casas foram ao chão. Na QR 307 de Samambaia, parte de uma obra desmoronou. Segundo a corporação, em nenhum dos casos houve feridos.