Um tamanduá "passeando" pelo canteiro central de uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte, correndo risco de ser atropelado. Essa cena inusitada e intrigante foi registrada, na noite desta quarta-feira (15), em plena Contorno, no bairro Cidade Jardim, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi chamada por volta das 21h10 para fazer o resgate do animal, que estava perto do colégio Loyola.
Quando os militares chegaram ao local, o tamanduá subiu em uma árvore e acabou entrando no pátio de uma empresa.
Segundo os bombeiros, ele estava bastante agitado e precisou ser contido. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além dos militares, equipes do Instituto Estadual de Florestas e da ONG Waitá também foram até o local.
O animal foi resgatado em segurança e sem ferimentos. Segundo o Ibama, ele é um tamanduá-mirim e, aparentemente, de vida livre. Como estava com bom estado de saúde, ele já voltou à natureza, de acordo com o instituto.
Não há informações sobre a origem do tamanduá. O local onde ele é solto na natureza também não é divulgado, para proteger o animal.
Alerta do Corpo de Bombeiros
Em casos como esse, por mais que a presença de um animal silvestre no meio da cidade chame a atenção, o Corpo de Bombeiros alerta que as pessoas não devem ser aproximar ou tentar fazer o resgate por conta própria. O melhor é sempre chamar a corporação ou a Polícia Militar de Meio Ambiente.
"Fazemos capacitações para contenção de animais silvestres, visando preservar a saúde dos animais e garantir também a segurança. Por exemplo, o tamanduá, no geral, não é um animal que é agressivo. Mas, não estando no ambiente natural, por mais que não seja naturalmente agressivo, ele pode atacar. Então, a gente orienta não se aproximar para não estressá-lo, fazer o monitoramento visual e, se possível cercar o local", disse.
Veja o vídeo do resgate clicando AQUI.