Três adultos e duas crianças foram resgatados no Rio Araguaia após ficarem à deriva devido a uma pane no motor da lancha em que estavam, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
O resgate ocorreu na noite deste o sábado (11), em São Miguel do Araguaia. De acordo com a corporação, uma segunda embarcação que passava pelo local viu que a lancha estava à deriva e entrou em contato com o Corpo de Bombeiros.
As equipes usaram técnicas de varredura visual, navegação com mapeamento de georeferenciamento, reboque de embarcação e o transporte seguro das pessoas envolvidas.
De acordo com o decreto do governo, a temporada de turismo no Araguaia está proibida desde 1° julho. Além disso, acampamentos, shows e caminhadas ecológicas também estão suspensas com o objetivo de impedir a propagação do novo coronavírus na região.
Orientações
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Thiago Wening Barbosa, alguns cuidados devem ser tomados para evitar naufrágios e acidentes durante a navegação, como se planejar e ter um certo conhecimento do rio em que está indo.
“A pessoa precisa se planejar, tentar organizar a rota que ela vai fazer. Primeiramente, tem que conhecer o rio. O Rio Araguaia é um rio muito diverso, ao mesmo tempo que eu tenho uma profundidade de três, quatro metros, eu tenho dando 40 centímetros de profundidade. Então, a pessoa tem que conhecer esse local para não ser pego de surpresa e o barco não chegar ficar preso no banco de areia”, afirma o tenente.
Segundo ele, caso a embarcação fique presa ao banco de areia, o motor deve ser desligado e, posteriormente, verificar se há possibilidade de locomoção. Caso não haja, é preciso pedir socorro à ou até a alguma outra embarcação que esteja passando no local para que ofereça algum suporte.
“Se for à noite, a gente orienta que a pessoa tente deslocar para uma praia ou para uma encosta seja mais direita ou mais esquerda do rio, atracar sua embarcação, não ficar no leito do rio, porque não consegue enxergar nada no período da noite, e tentar fazer contato e pedir socorro”, alerta o bombeiro.
Outro fator apontado pela corporação é a importância de equipamentos de segurança serem levados dentro das embarcações e utilizados de maneira correta.
"A embarcação sempre tem que ter os pares de remo para caso de o motor der uma pane ou a embarcação ficar presa nos bancos de areia. Assim, ela consegue se deslocar, utilizando os remos, utilizando a correnteza do rio a favor até chegar no barranco ou num ponto seguro. Outro fator importante é o colete salva-vidas. Então, muitas pessoas não utilizam e deixam o colete alcançável na embarcação. Mas a gente orienta e pede que todos estejam utilizando o colete salva-vidas para evitar morte por afogamento caso venha a ter uma queda fora da embarcação”, conclui o Tenente.