A colmeia de onde possivelmente partiram as abelhas que atacaram e mataram dois cachorros na Praia do Morro, em Guarapari, no Espírito Santo, foi retirada nesta segunda-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros.

O caso aconteceu na última quarta (22) e foi registrado por câmeras de videomonitoramento da casa. Dois animais morreram.

Logo após o caso, o Centro de Controle de Zoonoses de Guarapari disse que foi acionado e foi ao local, mas não encontrou as abelhas.

Nesta quarta, o Corpo de Bombeiros esteve no local depois que moradores identificam onde estava a colmeia. Segundo os bombeiros, as abelhas estavam em uma área de vegetação.

O Corpo de Bombeiros informou que os insetos estavam agitados e que foi necessário atear fogo em parte do matagal para destruição do cacho.

A ocorrência foi finalizada depois que foi constatado que as abelhas tinham se dispersado. O incêndio na vegetação foi apagado.

Choque anafilático

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV), Virgínia Hemerich, as picadas podem ter causado uma forte reação alérgica nos animais, o que pode ter provocado um choque anafilático.

"Múltiplas picadas podem levar a uma reação generalizada, por causa das toxinas que são liberadas pelas abelhas”, explicou a veterinária.

Caso

A dona dos animais, Thais Pacheco, contou que os quatro cachorros moravam na casa do ex-namorado dela e que ele estava no trabalho momento que os cães foram atacados.

O ataque foi registrado pela câmera de videomonitoramento da casa. As imagens mostram o momento em que os animais começaram a ser picados pelas abelhas e tentaram fugir dos insetos.

O dono do imóvel foi avisado por vizinhos e, quando ele chegou em casa, os cachorros já estavam passando mal. Alguns estavam desmaiados e outros vomitando.

Na tentativa de salvar os animais e levar para tratamento veterinário, um dos cães fugiu.

A maior, uma cachorra da raça rottweiler, morreu após receber atendimento médico e o cachorro que fugiu quando o dono chegou em casa foi encontrado já morto em uma rua próxima.