O Corpo de Bombeiros prestou o socorro a um bebê com 10 dias de vida que ficou sem respirar devido a um engasgamento após ingestão de leite em Bento Gonçalves, na tarde desta terça-feira (1º). O atendimento inicial aos pais do pequeno Fabrício ocorreu por telefone, em que foram dadas as primeiras orientações. Ao mesmo tempo, uma viatura se deslocou até o local.
Com equipamentos específicos, foram realizadas manobras de desobstrução das vias aéreas que resultaram na retomada da respiração do recém-nascido e a volta da coloração normal da pele. Os militares que atenderam a ocorrência orientaram para que os pais da criança encaminhassem ela para atendimento médico após o procedimento.
O que fazer nesses casos?
A orientação inicial em casos de engasgamento é que os familiares ou adultos que estiverem próximos permaneçam calmos e acionem imediatamente os serviços de emergência — Brigada Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
Também para casos de engasgamento, a orientação é que a cabeça da criança não seja reclinada para trás e que não se coloque os dedos dentro da boca do bebê ou da criança. Essas tentativas, segundo especialistas, podem fazer com que o objeto que estiver na garganta desça e obstrua ainda mais as vias aéreas.