Guarda-vidas e bombeiros da equipe do helicóptero Arcanjo 01 salvaram um homem de um afogamento por volta das 13h30min do domingo (5), na Praia do Moçambique, entre o Leste e o Norte da Ilha, em Florianópolis.

Segundo informações da equipe do Arcanjo 01, dois homens teriam entrado no mar para ajudar cachorros que estavam na água e que, na visão dos banhistas, poderiam se afogar.

No entanto, o mar estava bastante agitado e uma corrente acabou carregando os dois banhistas para o fundo das águas.

Um dos homens conseguiu retornar e sair do mar, mas o outro permaneceu na água. A vítima ainda não tinha a identidade confirmada até as 15h30min deste domingo, mas segundo os bombeiros trata-se de um homem de aproximadamente 30 anos.

Os guarda-vidas retiraram o banhista da água já inconsciente e com parada cardiorrespiratória. O afogamento foi considerado de grau 6, o mais grave na classificação dos bombeiros.

Os guarda-vidas então deram início então ao processo de tentativa de reanimação. Em seguida, o helicóptero Arcanjo 01 pousou na praia e deu continuação ao atendimento, conseguindo reverter a parada e reanimar a vítima.

O homem foi estabilizado e levado ao Hospital Universitário, no bairro Trindade, em Florianópolis. A instituição hospitalar disse que ainda não havia a confirmação da identidade do paciente e não informou o estado de saúde dele até as 15h30min.

Texto: Jean Laurindo