Cerca de 40 homens das seções de Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participaram do Curso de Capacitação para Atendimento a Encalhes de Mamíferos Marinhos promovido na semana passada, nos quartéis do Mucuripe e do Icaraí.
O curso, ministrado pelo biólogo Antônio Carlos Amâncio, coordenador de resgate de mamíferos marinhos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), faz parte do projeto Manatí, dedicado à conservação do peixe-boi marinho e do boto-cinza nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
“No caso de uma baleia ou um boto encalharem, nós vimos as técnicas mais adequadas de abordagem, tanto para garantir a integridade do animal vivo quanto para lidar com o animal morto”, explica o capitão Fernando Chailon Rodrigues Fonteles, um dos participantes do curso.
Projeto
O Manatí realiza ações de atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no estado, de Fortaleza a Barroquinha, sendo responsável pela reabilitação, soltura e monitoramento de mamíferos marinhos. As estratégias para preservação desses animais ainda envolvem pesquisas genéticas e populacionais, atividades de informação e educação ambiental, com palestras, aulas técnicas, capacitações e eventos voltados para as comunidades da costa cearense.
O projeto conta com o apoio do Sesc e patrocínio da Petrobras. Um dos objetivos é a conscientização da população para a conservação de espécies ameaçadas de extinção na costa cearense, como o peixe-boi marinho e o boto-cinza.
Fonte: Pet&Cia / Lucas Braga