Equipes do Corpo de Bombeiro do Piauí trabalham para combater incêndios no Sul do Piauí. Os primeiros focos surgiram no começo do mês de setembro. Atualmente, as regiões atingidas com o fogo são as cidades de Curimatá e Cristino Castro.
De acordo com o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros, o incêndio no município de Curimatá, a 743 km de Teresina, iniciou no dia 10 de setembro e já atingiu uma grande área de vegetação. Nesta quinta-feira (7), mais de 15 bombeiros e equipes de apoio foram deslocadas para a cidade.
"Uma equipe dos bombeiros e brigadistas do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] estão na cidade. Agora a tarde um avião de reforço levou mais bombeiros ao local e também mais quatro equipes estão a caminho", explicou o coronel Costa.
A mata da região é bastante fechada, o que dificulta o acesso dos brigadistas. Até sábado (2), o incêndio havia sido controlado, mas voltou no início da tarde de domingo (3), devido aos fortes ventos e baixa umidade.
Uma equipe do Batalhão da Polícia Ambiental e da Delegacia do Meio Ambiente estão a caminho do município de Curimatá para investigar onde o fogo surgiu.
Cristino Castro
Na cidade de Cristino Castro, a 565 km da capital, a situação também é grave, segundo o coronel Costa. O fogo tomou conta de um região próxima de residências e assentamentos.
Para ajudar no combate ao fogo, o Corpo de Bombeiros pediu reforço a Prefeitura de São Raimundo Nonato para envio de brigadistas. Em setembro, ex-brigadistas foram contratados para atuar no combate ao incêndio no Parque da Serra das Confusões, o que permitiu aumento de equipes para a região.
Além desses municípios, também há registro de incêndios nas cidades de Juazeiro do Piauí, Morro Cabeça no Tempo e João Costa. Apesar do tempo seco e quente, os focos nesses locais estão mais controlados.
*Estagiária sob supervisão de Catarina Costa.