Uma criança de 2 anos foi resgatada após cair em um buraco de uma construção de São Pedro (SP) na tarde desta quarta-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, o buraco tem cerca de 2,5 metros e o menino parou em pé em uma profundidade de 1,5 metro. A operação para retirá-lo durou cerca de uma hora e foi usado oxigênio para auxiliar na respiração do garoto.
De acordo com os bombeiros, o buraco fica em um terreno onde será construída uma residência no bairro São Dimas. A criança caiu em pé e não chegou ao fundo do orifício, pois ficou presa pelo tórax na parede do orifício, explicou o sargento Bozeli.
Após a queda, moradores que passavam pelo local ouviram os gritos da criança e, com uma lanterna, conseguiram localizá-lo. Em seguida, acionaram os bombeiros.
O resgate
Para fazer o resgate, os bombeiros tiveram que cavar outro buraco na lateral até chegar na criança. Bozeli explicou que o buraco em que a criança estava era estreito, então foi preciso fazer outro ao lado em que coubesse um adulto.
Eles usaram cavadeiras manuais e pás. Parte das ferramentes foi emprestada pelos vizinhos da obra. Após a abertura do buraco ao lado, um bombeiro entrou e, com as mãos e uma pá pequena, escavou horizontalmente até chegar na criança.
Como a operação durou cerca de uma hora, foi utilizado oxigênio para auxiliar na respiração do garoto. Primeiro, o tubo do oxigênio foi passado pelo buraco em que ele caiu e, depois, pelo outro, aberto para o resgate.
Segundo o sargento dos bombeiros, a criança foi retirada sem nenhum ferimento aparente e acabou encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UPA) municipal. No local, ela permanecerá em observação por seis horas.
O buraco
Bozeli informou que a construção é de um sobrado e o buraco faz parte da fundação. Nele seria colocada uma broca. A informação que os bombeiros receberam da família do menino é que ele estava brincando no local quando caiu. Após a orientação dos bombeiros, o orifício foi fechado.
Fonte: G1 Piracicaba e Região