Militares do Corpo de Bombeiros usaram um aspirador de pó para capturar abelhas na manhã desta terça-feira (19), em São Miguel do Araguaia, na região norte de Goiás. Segundo a corporação, foi "incomum" a utilização do eletrodoméstico para a captura dos insetos. Após o resgate, as abelhas foram soltas na natureza.
"Foi algo incomum, mas deu certo. Capturamos um pouco, esperamos o restante se aglomerar novamente e depois capturamos o resto. Costumamos mexer com abelha à noite, mas atuamos durante o dia devido ao risco que poderiam oferecer para quem passasse ali próximo", explicou o soldado Gustavo Henrique Correia, dos bombeiros.
A captura aconteceu em um alambrado da quadra de esportes localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, no Centro da cidade. A corporação informou que foi chamada após relatos de que as abelhas estavam atacando pessoas que passavam em uma quadra de esportes da cidade.
Segundo Gustavo Henrique, quando a equipe chegou ao local, eles fizeram a contenção do enxame usando o aspirador de pó, mas usaram roupas de apicultor e tomaram todos os necessários para a proteção da população da região. Além dele, o soldado Péterson Vinícius Pereira Paniago também atuou no resgate.
"Devido ao local onde [as abelhas] se encontravam, elas precisam ser retiradas para outro local e nem sempre o apicultor tem disponibilidade para fazer a contenção dessas abelhas. Como se tratava de uma quantidade pequena de abelhas, tivemos essa ideia", explicou o soldado.
Após a captura, os animais foram soltos em seu habitat natural.
Apesar de utilizarem o eletrodoméstico, os bombeiros alertaram que não é recomendado que as pessoas façam este procedimento para remover abelhas ou qualquer outro inseto em casa. Em caso de ataques como este, o recomendado pelos bombeiros é acionar a corporação e aguardar a equipe para realizar a captura.