As chuvas do final da tarde e começo da noite desta quarta-feira (4) causaram alagamentos principalmente na Zona Leste de Teresina. O Corpo de Bombeiros precisou fazer resgates de barco para pessoas que tiveram a casa alagada. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou também que abriu as comportas da barragem de Boa Esperança, o que aumenta a possibilidade de enchentes em regiões ribeirinhas.

Na Zona Leste de Teresina os bombeiros realizaram um resgate com uma canoa no cruzamento das ruas Pedro Almeida e Darcy Araújo, perto do Balão do bairro São Cristóvão. Imagens gravadas pelo repórter Edigar Neto mostram o resgate de uma família afetada pelas chuvas. O Corpo de Bombeiros alertou para árvores caídas e carros submersos em bairros da Zona Leste da capital.

Nesta quarta-feira a barragem de Boa Esperança atingiu 82% de seu volume útil, o que representa a proximidade da capacidade máxima. Por isso a Chesf tomou a decisão de abrir as comportas, o que gera preocupação nas regiões que ficam abaixo do reservatório. Há duas semanas a Defesa Civil do Piauí alertou para a possibilidade de enchentes em regiões ribeirinhas. O risco não está afastado por causa da abertura das comportas.

Segundo o climatologista Werton Costa, os dados do Inmet apontam que o volume de precipitações do fim da tarde desta quarta-feira, corresponde a 20% do previsto para o mês.

Fonte: PITV 2ª Edição