O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro está aderindo ao uso da tecnologia para garantir a segurança aos frequentadores do litoral fluminense neste verão. Drones com alto-falantes vão reforçar o trabalho de prevenção a afogamentos e a acidentes nas praias, pedras e mirantes do estado. Até o dia 12, foram 2.681 resgates no mar, quatro vezes mais do que no mesmo período de 2023.

Os equipamentos emitem alertas sonoros, em português e inglês, orientando os banhistas e turistas a evitarem situações de risco, como o banho de mar em locais sinalizados com bandeiras vermelhas, de acordo com a Defesa Civil.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da corporação para reduzir o número de afogados no Estado.

Acidentes causados pelas famosas selfies também estão na mira da corporação. Os drones alertam a população sobre situações de risco envolvendo fotos em locais como costões, especialmente em dias de ressaca, quando aumenta o risco de quedas.

“Não arrisque a sua vida por uma selfie“, diz a mensagem sonora, a cerca de 20 metros de altura, fazendo referência à campanha de conscientização que a corporação também mantém nas suas redes sociais.