Um incêndio de grandes proporções atingiu uma indústria na noite de quinta-feira (26), no bairro Jardim Elizabeth, em Cocal do Sul. Para combater as chamas, o 4º Batalhão de Bombeiros Militares utilizou a maior autoescada da América Latina, que foi recém-adquirida.

13 bombeiros atuaram na ocorrência

Segundo a guarnição, foram empregados 13 bombeiros, entre militares e comunitários de Urussanga e Criciúma, para efetuar o combate.

O proprietário, de 38 anos, teve escoriações nos braços e foi atendido no local. Cerca de 18 mil litros de água foram utilizados para cessar as chamas e efetuar o rescaldo.

Ainda conforme os bombeiros militares, o fogo estava em fase de desenvolvimento completo e a estrutura em risco de colapsar.

No espaço funcionava uma serralheria e alguns produtos químicos utilizados no processo de pintura, como tintas e solventes, além de botijões de gás.

Sobre a autoescada

Com 55 metros de alcance, a maior autoescada da América Latina possui cesto de resgate com capacidade de 300 quilos, além de guincho elétrico para, no mínimo, 5,4 mil quilos e 35 metros de cabo.

O equipamento fica no 4° BBM, com sede em Criciúma, mas pode auxiliar ocorrências de Imbituba a Passo de Torres.

A viatura também possui elevador, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade. A autoescada mecânica também tem canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.