Um cachorro vira-lata de aproximadamente três anos foi encontrado preso em um buraco feito por uma broca em uma obra no bairro Morada do Verde, em Batatais (SP). O cão foi resgatado por bombeiros civis e levado à ONG Novo Caminho.

O animal foi achado pelos trabalhadores da obra, que acionaram os bombeiros civis para o resgate na quarta-feira (21). De acordo com o bombeiro Celso Júnior, o cachorro caiu em pé, mas teve as patas traseiras enterradas, o que impediu a saída dele.

Um vídeo feito pelos bombeiros mostra o cãozinho com a traseira aterrada e uivando baixo. (Assista AQUI)

“Tentamos retirar ele com cordas e abrir mais o buraco, mas a terra estava muito compactada. A gente chegou a pedir apoio de uma máquina pesada da Prefeitura de Batatais para abrir mais o buraco e conseguir ter acesso a ele”, relata Júnior.

Com a retroescavadeira, foi possível resgatá-lo do buraco em segurança. Ainda segundo o bombeiro civil, quando retirado, o cão não conseguia mexer as patas de trás. Ele foi encaminhado para a ONG para tratamento e segue em observação.

De acordo com Júnior, moradores vizinhos à obra disseram que o cão vive na rua.

Avaliação médica

De acordo com a médica veterinária Silvia Faraco, responsável pelo atendimento, o cachorro foi medicado para dores e para a coluna, que foi forçada devido à posição que ele ficou. Silvia explica que o animal ainda não tem movimentação nas patas traseiras, mas não apresenta indícios de fratura.

“Está muito frio e ele ficou esse tempo todo em uma posição ruim, muito gelado e coberto pela terra, então pode ser que por isso ele não está conseguindo [se movimentar]”, afirma.

Segundo Silvia, o cachorro, que ainda não recebeu um nome, vai passar por consulta com um especialista em ortopedia nesta quinta-feira (22) e continuar em observação até que se recupere.