A cadela Sky, do Corpo de Bombeiros do Tocantins, se tornou o primeiro cão da região norte do país a obter o certificado nacional reconhecendo habilidades para buscas em estruturas colapsadas. A conquista ocorreu em São Luiz (MA), durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). Agora, ela está apta a participar de resgates em todo país.

A avaliação da Sky, que tem dois anos, contou com duas etapas. A primeira envolvia atividades de busca em uma área que simulava um prédio desmoronado. Os participantes tinham 30 minutos para encontrar três vítimas desaparecidas. A cadelinha tocantinense encontrou todos os sobreviventes em 18 minutos e recebeu nota máxima na prova.

 

"Quando ela encontrou a segunda vítima, tínhamos ainda muito tempo e a Sky ainda estava com muito gás. Daí ela foi voando para encontrar a terceira vítima. Quando ela chegou no local, eu já sabia que ela tinha encontrado. Foi um sucesso", comemorou o sargento Raphael Mollo, parceiro e treinador da cadela.

A segunda ação envolvia obediência e destreza dividida em dez exercícios. A Sky mostrou bom resultado e novamente conquistou a maior nota da prova: 83 pontos. Os demais animais ficaram abaixo de 69.

Após essa conquista a Sky e outros cães do Tocantins vão buscar a Certificação Internacional de Cães de Busca, promovida pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO) nos dias 28 a 30 de novembro. "Nosso foco, como equipe de buscas do país, é ter pelo menos três cães certificados nas modalidades, busca urbana, rural e restos mortais", afiram o sargento.