O Canil do 6ºGBM (Grupamento de Bombeiros Militar), em Campo Grande, passou a ter duas cadelas certificadas para busca de pessoas desaparecidas em maio rural. O reconhecimento foi garantido após quatro dias de provas em Nova Mutum (MT), onde os animais foram testados pela Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Com notas próximas a pontuação máxima, Laika e Mali são as estrelas de Mato Grosso do Sul.
As cadelas das raças pastor holandês e pastor belga malinois, participaram de provas que simularam ocorrências reais de desaparecimento na mata e foram aprovadas tanto na busca por pessoas vivas, quanto por restos mortais.
Os representantes sul-mato-grossenses também foram aprovados em todas as provas de obediência e destreza. As avaliações simularam obstáculos comuns nas buscas e testaram o controle do cão pelo condutor.
Laika é a mais velha e há dois anos e quatro meses é treinada pelo condutor, o sargento Thiago Kalunga. Já a cadela Mali tem um ano e oito meses ao lado do cabo Medeiros. Os dois binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) receberam notas de destaque, acima de 90 pontos. Em uma das provas, Kalunga e Laika alcançaram 99 pontos, enquanto Medeiros e Mali conquistaram 99,8 pontos, uma das maiores notas da certificação.
A aprovação das cadelas é mais um reconhecimento do trabalho do Canil do 6ºGBM e reforça a importância dos cães de busca no auxílio dos bombeiros militares na missão de salvar vidas.
A Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento tem como objetivo a padronizar as atividades dos binômios no Brasil. Também participaram das provas militares do Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Distrito Federal e Sergipe.