As crianças internadas em três alas do Hospital Evangélico, em Curitiba, receberam a visita dos cães treinados do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (27). Os animais fazem parte do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e participam de trabalhos de resgate e busca de pessoas desaparecidas. Há três anos, os animais são levados até hospitais da capital para visitas.

O chefe da pediatria do Hospital Evangélico, Gilberto Pascolat, conta que a presença dos cães ajuda no tratamento dos pacientes, que muitas vezes passam meses internados.

"Elas estão afastadas de seu ambiente, afastadas de sua casa. É um ambiente hostil para elas aqui, então tudo que a gente puder fazer para minimizar esse impacto funciona muito para melhorar o humor da criança, melhorar seu estado geral", afirmou.

O uso de cães em ambiente hospitalar é chamado de cinoterapia, que considera que os animais estimulam o paciente e facilitam a reabilitação.

"Foi espontâneo, ele queria sair e andar com o cachorro, foi muito bom. Tomara que venha mais vezes enquanto ele estiver por aí", conta Suellen Rossi, mãe do paciente João Vitor Varela, que está internado após sofrer queimaduras em um acidente com a churrasqueira da casa da família.

Veja a reportagem clicando AQUI

Fonte: Letícia Paris, G1 PR