Foi aprovada por unanimidade de votos na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (31) a Moção de Apoio de autoria da Mesa Diretora com o objetivo de mobilizar as autoridades estaduais para a criação da carreira própria ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A Moção foi encaminhada em atendimento à solicitação da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs) e obteve a associação de todos os vereadores do Legislativo lagoense.
 
Na última semana, o presidente do Poder Legislativo, vereador Luiz Carlos Kramer, recebeu em seu gabinete o representante da Abergs, Sargento Renan Rates. Na oportunidade, o Sargento explicou a motivação a necessidade da mobilização.
 
De acordo com a Associação, durante anos os integrantes do Corpo de Bombeiros vêm sofrendo com os governos que tentam aplicar uma carreira policial à atividade de Bombeiro. Para mudar esse quadro, em 2014 uma emenda à Constituição Estadual alterou alguns dispositivos para desmembrar o Corpo de Bombeiros Militar, tornando-o um órgão de Estado independente da Brigada Militar.
 
Já, em 2017, uma Lei Complementar definiu as regras de transição para a estruturação do Corpo de Bombeiros gaúcho e a instituição da carreira própria. E agora, conforme o Sargento Rates, a mobilização é para que uma nova Lei seja desenvolvida e aprovada para regulamentar a carreira dos militares do Corpo de Bombeiros, com a criação de um Plano de Carreira.
 
Após a aprovação em Plenário, o a Moção de Apoio da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha será encaminha por meio da Secretaria Legislativa para as autoridades estaduais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
 
Confira na íntegra o requerimento escrito da Mesa Diretora que originou a Moção de Apoio: https://bit.ly/3pa7JfY

Confira a moção de apoio aprovada clicando AQUI.